segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Emancipação política de Currais Novos


A exatamente 123 anos Currais Novos deixaria de ser agregada a Acari e passaria a ser Vila Currais Novos, e assim sendo desmembrada pelo governador provisório Pedro Velho de Albuquerque Maranhão. E com este Decreto de nº 59, do dia 15 de outubro de 1890, nossa cidade deixava de ser dependente de Acari.

Naquela época ninguém imaginaria que a Currais Novos se tornaria a princesinha do Seridó, por sua beleza, por seu povo sempre hospitaleiro, por seu comercio, por suas escolas e enfim por tudo de bom que nossa querida cidade produz.



Quando criança vi o desabrocha dessa linda cidade e naquela época o bairro de Santa Maria Gorete começara a nascer, mas hoje este bairro cresceu e outros apareceram desenvolvendo nossa cidade. Quem lembra de quando criança brincava nas ruas de terra batida o futebolzinho de todas as tardes com traves de pedras, olhe que tínhamos até campeonatos em minha rua existia também rivalidade sadia, pois eramos simplesmente crianças com sonhos momentâneos, já que não nos preocupava o futuro, há que bons tempos o de infância.

Nos dias de hoje em muitas ruas chegou o desenvolvimento com calçamentos de ruas e nos bairros escolas, postos de saúde, como você mudou querida cidade.


Praça Cristo Rei
Praça Tetê Salustino
Praça Tetê Salustnio

Estação Rodoviaria de Currais Novos.


Diante de tantos prefeitos que passaram e com sua importância em cada momento não poderia deixar de cita o senhor Geraldo Gomes que diante de seus 80 anos, foi prefeito por quatro vezes e nestes momentos ficou registrado todo o seu trabalho por nossa terrinha com calçamento várias ruas e avenidas, várias escolas construídas, postos de saúde erguidos, açudes, estação rodoviária e várias praças, enfim foi em nossa opinião, o político que mais ajudou no desenvolvimento de nossa querida cidade de Currais Novos.


Vista de Currais Novos 

Vista de Currais Novos
Vista de Currais Novos
Em 1982, recordo-me quando ainda jovem, chegando ao Bairro JK este estava começando a desabrocha e neste instante tive a oportunidade de acompanhando o desenvolvimento desse bairro esse que aprendi amar. Com a igreja de nosso bairro “Imaculada Conceição” um ponto turístico de nossa cidade, o Espaço Monsenhor Ausônio Araújo que coisa mais bela, calçamentos em várias ruas, escolas e creches.


Hoje podemos dizer que nossa cidade está sempre em constante transformação com seus bairros crescendo, pois temos: O centro da cidade, Sta Maria Gorete, JK, Walfredo Galvão, José Bezerra de Araújo, Silvio Bezerra de Melo, Parque Dourado, Manoel Salustino, Gilberto Pinheiro, povoado totoró, Povoado São Sebastião, Povoado Trangola, Povoado Cruz e etc.

Igreja da Imaculada Conceição e Espaço Cultural Ausônio Araújo

Espaço Cultural Ausônio Araújo


Neste dia quero parabenizar nossa cidade querida, linda e encantadora “CURRAIS NOVOS” e seu povo sempre hospitaleiro.

FELIZ ANIVERSÁRIO CURRAIS NOVOS.


Texto feito com lembranças de Inácio de Colombita e Sidney Araújo. E pesquisa de momento histórico do livro Centenário de José Bezerra Gomes do Prof Joabel R de Souza.




Um comentário: